terça-feira, 22 de abril de 2008


REFLEXÃO
SOBRE MINHA APRESENTAÇÃO FINAL DE 2007

A apresentação de final de semestre me angustiou muito, pois a insegurança do que apresentar era muito grande, cheguei a pensar que eu não tinha nada para mostrar, e se tiver não teria a menor importância! Pois sempre que olhava as postages de colegas e pensava! Como elas têm firmesa com o computador! Fazem postagem blogs todo colorido enfeitadinhos com figurinhas e poemas! Imagino o que será de belo na apresentação final! Ficavam (e ainda fico) muito constrangida pór não saber lidar com o computador. Mas, teria que apresentar, com a insistência e cobraças das tutoras e professores aos poucos fui buscando, refletindo sobre o meu trabalho durante o semestre, os conhecimentos adquiridos e que apliquei com minha turma e constatei que havia sim algo a apresentar. Baseando-me nas minhas postagens no webfólio procurei montar uma apresentação do que aprendi de significativo em cada disciplina, o que ajudou ou transformou minha postura e visão de educadora. Sózinha não teria condições de montar a apresentação com slides de cada disciplina, então fui ao Pólo algumas vezes buscar ajuda com as tutoras, lá flúiu! No dia da apresentação estava muito nervosa, pensei que não iria conseguir abrir o Cd, e iria ter que apresentar verbalmente a voz iria faltar o coração estava saindo pela boca! Uma angustia! Expor o trabalho final ao vivo diante dos professores! Causou muita insegurança! O medo da crítica e do erro é algo inerente a todo ser humano e aparece muito forte nestes momentos.
Para me trâqüilizar a professora e a tutora que avaliaram minha apresentação final foram bastante compreensiva! Forças, não sei de onde tirei para falar e expôr minhas dificuldades, elas me passarão bastante segurança! Felizmente tudo foi bem tinha feito um bom aproveitamento das aulas estudos e atividades com os alunos que puderam ser comprovados na apresentação do sledes. Penso que o mais interessante de nossa apresentação é constatar que cada uma de nós busca soluções e encontra as mais variadas formas de solução, tanto na sala de aula para desenpenhar seu trabalho com dedicação, quanto na busca de seu aperfeiçoamento, e todas são aprendizados super válidas.

4 comentários:

Neli disse...

Oi Professores e tutoras!!! Estou feliz por ter conseguido postar.

m@xi disse...

Olaaa Neli! Nós é que ficamos felizes em visitar o blog da colega e encontrar tantas preciosidades em termos de reflexão, crescimento, garra e profissionalismo! São muitas as qualidades de teus registros Neli!

Sabes, eu é que agora fiquei pensando.. se todos que tinham seus blogs enfeitados e cheios de com poemas tiveram a oportunidade que tu tiveste: de ENFRENTAR OS DESAFIOS E de VENCÊ-LOS! :)

És uma vencedora Neli! Esta caminhada não foi fácil, mas a fizeste, e chegaste até aqui, para a alegria de muitos, tenho certeza, e nossa também!

Querida, quanto à avaliação que fizeste em resposta à solicitação da atividade 1 do SI, mencionaste algumas ações tuas para a realização da tua apresentação muito significativas que eu considero de suma importância.

A 1ª delas é a compreensão de que em grupo, tudo flui melhor do que quando nos isolamos por alguma insegurança ou preocupação que talvez nem tivessem razões para existir. Nas tuas palavras:

"fui ao Pólo algumas vezes buscar ajuda com as tutoras"

Esta é uma ação tão simples e necessária, mas que infelizmente nem todos fazem.. Buscar ajuda e ajudar é o que constitui a todos nós! é bobagem querer fazer tudo sozinha, se não for egoísmo. Estamos aqui para nos ajudarmos e como é bom (além de bonito) ajudar e ser ajudado não é!

Gostaria que tu mantivesses esta postura inclusive para motivar os que ainda não conseguiram dar este importante passo.

O 2º aspecto diz respeito a esta tua reflexão:

"O medo da crítica e do erro é algo inerente a todo ser humano e aparece muito forte nestes momentos."

Esta é uma verdade para todos nós, sem exceção: alunos, professores, tutores... diretores, mulheres, homens, crianças, adultos...:todos tememos a "crítica e o erro", mas se pensarmos melhor veremos que todos estamos em constante aprendizagem, e que os erros e as críticas apenas nos informam o quanto já aprendemos e o quanto ainda temos para aprender - o que é maravilhoso! Já pensaste se todos soubessem TUDO.OOO? risos Não existiríamos simplesmente! :)

Para terminar, o último aspecto que gostaria de comentar sobre o que registraste é este:

"Penso que o mais interessante de nossa apresentação é constatar que cada uma de nós busca soluções e as encontra"

Acho que a tua frase diz tudo, não é! Eis uma bela conclusão e a prova de que és uma professora e aluna fantástica, que muito contribui para o crescimento de todos nós.

Despeço-me aqui, na certeza de que continuamos firmes nesta linda caminhada.

Com carinho, um abraço da colega
Maximira Carlota
Tutora SI4 - PEAD-FACED UFRGS

Neli disse...

Oi Maxi! Não tenho palavras para agradecer tantas palavras gentís de sua parte! Estou emocionada!!!
Foi um grande desafio para postar!! Guardei end. e senha e lugar seguro!! um abraçãooo..

Maxi disse...

Minha Cara Neli

Duvido que algum desafio tenha força para impedir a querida colega de prosseguir sua caminhada! :)

Aposto todas minhas fichas em ti, pois sem que os vencerá todos!

Querida, passei por aqui para ler mais posts!!! Gostei... rsrsrs :)

Mas como não há nenhum novo ainda, deixamos para minha próxima visita, daqui há 15 dias OK!

Um abraço forte, bastante paz e muitasss alegrias no decorrer destas 2 semanas! São os votos da colega

Maximira Carlota
Tutora SI4 - PEAD-FACED UFRGS