segunda-feira, 26 de abril de 2010

Refletindo Estágio


Para realizar meu estágio estou procurando direcionar minha prática, nos ensinamentos de Paulo Freire, relembrandos livros, textos estudados em disciplinas de semestres anteriores. Acredito que é preciso mediar à aprendizagem e a construções dos alunos, este é o papel do professor, oferecer oportunidades de desenvolverem seu pensamento, sua linguagem, sua criatividade. Proporcionar atividades em grupo, favorecer a interação entre as crianças, mas ao mesmo tempo respeitar suas fases de desenvolvimento e propiciar atividades que não sejam mecânicas e levem o aluno a construir novos conhecimentos. Paulo Freire apontam para o reconhecimento de que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura da palavra escrita implica na ampliação da possibilidade de leitura do mundo. O não desenvolvimento de leitores limita as possibilidades de leitura do mundo, da compreensão da realidade social e da intervenção do sujeito buscando a transformação da sociedade.
O desenvolver do hábito da leitura na educação infantil é fundamental, oferecer oportunidades de leituras variadas, leitura não apenas de textos escritos, mas a própria leitura e interpretação do mundo em que a criança está inserida e do qual faz parte como ator social.
O acesso a diferentes tipos de texto, mesmo bem antes da alfabetização, permitirá desenvolver tais capacidades, alem de apresentar à criança elementos constitutivos do texto: vocabulário, estrutura, enredo, coerência interna, elenco de personagens e, além disso, o uso social da escrita, elementos esses que serão fundamentais no processo de alfabetização. Isso porque constatamos que “as crianças constroem conhecimentos sobre a escrita muito antes do que se supunha”
(MEC/SEF, 1998, vol.3, p. 123).

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