sexta-feira, 17 de outubro de 2008

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO



Organização escolar é de extrema importância, na medida em que desejamos uma escola que atenda às atuais exigências da vida social: formar cidadãos, oferecendo a possibilidade de apreensão de competências e habilidades necessárias e facilitadoras da inserção social. A perspectiva democrática implica em processos de participação, onde todos os envolvidos são consultados e opinam sobre as questões que envolvem a educação. Neste caso, os envolvidos não são somente professores e direção, mas todos os envolvidos com o processo escolar; alunos, pais, funcionários, comunidade em geral. A organização escolar democrática deve ser garantida por leis e normas, que lhe dêem autonomia para trabalhar com as questões escolares, caracterizando-se pelo real funcionamento do Conselho Escolar, pela descentralização de recursos, eleição de diretores, pela participação de toda comunidade escolar, pelo planejamento e avaliação participativa.
Na gestão democrática, a organização escolar possui dimensões definidas: a financeira, que implica no repasse de verbas, onde essas verbas serão aplicadas e na prestação de contas, ou seja, na comprovação dos gastos; a administrativa, que requer planejamento participativo, eleição de diretores, funcionamento do Conselho Escolar e agremiações, organização de funções e do trabalho escolar; a pedagógica, que requer um Projeto Político Pedagógico construído por todos os agentes envolvidos no processo e dinâmicas que organizem o ensino; e a relacional, que se constitui no bom relacionamento com o sistema, com outras redes de ensino e instituições envolvidas com a educação.

2 comentários:

Suelen Assunção disse...

Minha querida!
Consegues "sentir", na escola em que atuas, as dimensões organizacionais que descreveste?
Qual(is) delas mais percebes?
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V

Giselda Correa disse...

Olá Neli... Muito bem! Demonstraste leitura, reflexão! Penso ser essencial saber o que é como funciona a questão da gestão escolar, porque é através da participação, do envolvimento, da interação, da troca de idéias, de aprendizagens, de práticas, ou da busca de um objetivo comum que desenvolvemos nosso pensamento inteligente, formador, crítico e criador de idéias, ou seja, pessoas conscientes do seu papel dentro da escola e da sociedade. Porém, esse é um trabalho de "formiguinha", pois nada muda de um dia para outro. É preciso começar esse movimento em torno da família e dar continuidade na escola, para que se pautem na democracia participativa, para que todos os envolvidos - reconheçam a importância de se educar para a cidadania. Segundo o filósofo chinês Lao Tsé "A melhor maneira de fazer é ser". Um abraço, Gi-Tutora OGE