domingo, 31 de maio de 2009

Questões Étnicos Raciais

Eu e o Outro

A atividade parecia ser simples passou a ser muito interessante. Maravilhoso o texto de Daniel Mundurucu “EM BUSCA DE UMA ANCESTRALIDADE BRASILEIRA”, pois resgatar a história é entender o próprio presente e vivenciá-lo com mais sensibilidade e entendimento. Ele resgata todos os valores que nos deveríamos cultivar como cidadãos. Faz-nos perceber que somos a continuação de um fio condutor que nasceu há muito tempo atrás... Vindo de outros lugares... Iniciado por outras pessoas...e continuado por nós.
Então, cabem a nós professores oportunizar aos nossos alunos resgatarem suas histórias e socializarem com os demais colegas para que todos possam conhecer suas ancestralidade, além de entender as diferenças de cada etnia e consequentemente, respeitá-las.

Um comentário:

Luciane Machado disse...

Neli, é importantíssimo resgatarmos a nossa ancestralidade, a importância das etnias na construção do mundo e da nação.
A atividade do espelho foi maravilhosa pois nos proporcionou pararmos um momento para analisaarmos o nosso eu,como estamos nos constituindo e que o nos constituem enquanto humanos, recheados de um passado, de uma ancestralidade que muitos ainda não conhecemos.
Um momento de reflexão sobre o nosso eu e que não só nossos parentes nos constituem , mas todos que fazem parte da nossa vida e que estamos em constante transformação.Pois diz o ditado"vivendo e aprendendo".Bjs.