sábado, 21 de novembro de 2009

EJA

EDUCAÇÃO de JOVENS e ADULTOS

De acordo com os texto lidos o trabalho realizado com a EJA Educação de Jovens e Adultos são diferentes da escolarização regular e essa diferenciação não está apenas na faixa etária, mas na organização dos conteúdos a serem trabalhados, na linguagem utilizada, nos tempos e nos espaços, não esquecendo o sócio-histórico-cultural. É a partir do reconhecimento do valor de suas experiências de vida e visões de mundo que cada aluno jovem ou adulto pode se apropriar das aprendizagens escolares de modo crítico e significativo na perspectiva de ampliar sua compreensão, seus meios de ação e interação no mundo. Por isso, é função da educação potencializar esses conhecimentos e habilidades que o jovem e o adulto trazem para a escola, tornando-os mais capazes para enfrentar sua vida cotidiana. Paulo Freire, é defensor de uma educação de jovens e adultos onde o aluno/educando é provocado a problematizar sobre a sua história, é levado a perceber que também faz parte deste contexto, e contribui na construção do mundo do qual é parte. O aluno deixa de ser um ser abstrato, solto, isolado, um número entre tantos anônimos e passa a ser um sujeito historicamente dotado, produtor da realidade social e política. Assim o ponto de partida para o processo de aprendizagem passa a ser as condições concretas do sujeito, sua realidade.
O educador problematizador re-faz constantemente, seu ato cognoscente, na cognoscitividade dos educandos. Estes, em lugar de serem recipientes dóceis de depósitos, são agora investigadores críticos, em dialogo com o educador, investigador crítico também. [...] a educação problematizadora, de caráter autenticamente reflexivo, implica em constante ato de desvelamento da realidade. [...] busca a emersão das consciências, de que resulte sua inserção crítica na realidade. (FREIRE 2005, p.80)

A educação de jovens e adultos se reveste de características diferenciadas, de acordo com o contexto histórico no qual ela se insere. O aluno adulto tem muito a contribuir para o processo de ensino aprendizagem, não só por ser um trabalhador, mas pelo conjunto de ações que exerce na família e na sociedade.
Portanto, construir uma educação de Jovens e Adultos que produza seus processos pedagógicos, considerando quem são esses sujeitos, implica em desenvolver um projeto que valorize seus interesses, conhecimentos e expectativas; que favoreça a sua participação; que respeite seus direitos como cidadãos e não os perceba somente como um mero objeto de aprendizagem.

Um comentário:

Neli disse...

Professora Jaque, eu não sei o que acontece tento realizar postagens não da certo,hoje mesmo estou a tarde toda por conta disso me esforçando ficar sentada e somente consegui esta, cliko em publicar e ele avisa que minha postagens esta programada a Srª consegue me dizer como faço para desprogramar .....