sábado, 21 de novembro de 2009

PROJETOS APRENDIZAGENS

Projetos: uma aprendizagem significativa

O trabalho com projetos possibilita um grande envolvimento na prática cotidiana. O professor com as crianças, vive o processo de construção de um projeto, tornando possível a constante reflexão sobre a prática pedagógica, articulando as experiências realizadas com o contexto que vivenciam.
Os temas partem das necessidades e desejos do grupo abordados pelo professor, que tem o papel de mediador na sala de aula, ou seja, vai viabilizando e organizando o trabalho através de constantes observações da turma para assim perceber o que está despertando o interesse das crianças.

"O planejamento desenvolvido através de projetos pedagógicos, em educação infantil, tem por fundamento uma aprendizagem significativa para as crianças. Eles podem se originar de brincadeiras, de leitura de livros infantis, de eventos culturais, de áreas temáticas trabalhadas, de necessidades observadas quanto ao desenvolvimento infantil. Vários projetos podem se desenvolver ao mesmo tempo, de tal forma que se dê a articulação entre o conhecimento científico e a realidade espontânea da criança, promovendo a cooperação e a interdisciplinaridade num contexto de jogo, trabalho e lazer.” (Hoffmann, 1999, p. 43)
Nessa proposta não existem temas que não possam ser abordados, nem existe limites/limitações para aprender. Esse trabalho indica a busca/construção do conhecimento. Os temas devem ser colocados em discussão no grupo através das rodas de conversa. Essas rodas são momentos importantes, pois constituem o espaço de argumentações/contribuições acerca de determinados assuntos. Dessa forma se oportuniza uma educação dialógica, onde os "conhecimentos de mundo" entrelaçam-se aos "conhecimentos científicos", através da pesquisa. O professor assume nessa proposta educativa, uma postura importante, levando os alunos a exporem seus posicionamentos, ficando evidente o sentido do tema.
Através de trabalho com projetos as crianças irão tornando-se mais autônomas e participativas, inclusive as mais tímidas, pois a aula passa a ser um espaço construído por elas. Sendo assim, é preciso participar, sugerir, expor pensamentos. E isso é trabalhar com projetos a partir do momento em que há reflexão sobre a prática, a busca da solução dos problemas enfrentados no cotidiano, o entendimento do "por que estamos fazendo", "o que queremos com isso", e do sentimento de que "somos capazes".

Nenhum comentário: