sábado, 29 de maio de 2010

Aprendizagens 7ª semana

Refletindo o desenvolvimento do meu trabalho durante esta semana, foi bem especial, no primeiro dia da semana recebi a visita de meus orientadores, professores Leonardo e a professora Jaqueline! Eu estava muito ansiosa neste dia, por ser observada por profissionais tão competentes, professores UFRGS, habituados com uma realidade de educação bem diferente daqui do interior.
Bem, eu estava pressentindo que a aula não estaria muito animada, seguindo o planejamento do dia, os alunos deveriam trazer, contar e colar no “mural do conhecimento” uma noticia auxiliado pelos pais, (já no dormitório eu havia perguntado a eles sobre a tarefa de casa), percebi que poucos haviam trazidos a noticia, entrei em pânico, a respectiva tarefa fluiria pouco efeito, e agora o que fazer não poderia improvisar, fugiria o planejamento..... Mas, logo depois que eles entraram na sala de aula sentando-se tranquilamente, minha tensão deu lugar pra calma, me sentido mais segura ,conseguindo trocar idéias com eles..... Mas confesso minhas mãos continuaram geladas por várias horas naquela tarde!
O projeto que venho trabalhando com a turma, “livro conhecendo-o e respeitando-o’, foi criado com o objetivo de desenvolver nas crianças o gosto pela leitura, com atividades motivadoras de aproximação dos alunos com a literatura pela via do prazer. Além dos contatos que realizam diariamente com os livros disponíveis no cantinho de leitura, levei-os a conhecer na biblioteca pública municipal, a quantidade de livros encontrados despertou muita curiosidade a eles queriam descobrir todos a o mesmo tempo! Depois deles admirarem realizei a leitura de uma fábula que fala de dois amigos, “O rato da cidade e o rato do campo” Autor: IZABEL PARAÍSO & RAQUEL TELES YEHEZKEL , Editora Leitura. Em seguida auxiliei –os para o empréstimo de um livro que levaram pra casa, a participação dos pais em leituras aos filhos muito importante.

Um comentário:

Rose tutora EAD disse...

Olá Neli!
Que bom, deu tudo certo!
Muitas vezes as coisas parecem intermináveis e assustadoras mas, ai vem as surpresas, percebestes que teus alunos ficaram empolgados com a visita na biblioteca e a aula flui significativamente, fazendo com pudesse explorar a criatividade e o desejo de realizar leituras. Mais uma vez conseguiste desacomodá-los fazendo com que eles buscassem situações novas para o processo ensino aprendizagem.
Bem bacana teu trabalho!
Abraços, Rose