sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Reflexão sobre o Quarto Semestre

No quarto semestre do PEAD trabalhamos com diferentes linguagens e representações do mundo através das interdisciplinas de “Representação do mundo pela Matemática”; “Representação do mundo pela Ciências”; “Representação do mundo pelos Estudos Sociais, e Seminário Integrador IV.
Em cada uma delas foram discutidos concepções acerca da construção dos conceitos de espaço e tempo.
Destacando a interdisciplina de Matemática, que nos trouxe um material muito rico de experimentação, propondo desafios, atividades para realizarmos com nossos alunos, explorando diferentes conceitos matemáticos, como espaço e forma, números e operações, e principalmente muitas leituras que me ajudaram num melhor embasamento para trabalhar com meus alunos a partir de sua própria realidade, vivenciado a matemática como um objeto concreto do cotidiano. A matemática não é um objeto isolado do mundo, pelo contrário, está presente nas coisas mais simples e explorar essas possibilidades de aprendizagem mais informais tornam seu aprendizado muito mais significativos para os sujeitos envolvidos.
Na interdisciplina de “Representação do mundo pela Ciências” trabalhamos sobre as concepções de natureza que são constituídas nas relações entre o ser humano e o meio ambiente, refletindo sobre essa construção desde a infância, observando as concepções construídas por mim, meus colegas de PEAD e dos meus alunos. Estas atividades me ajudaram a descobrir os conhecimentos científicos prévios de cada aluno, onde os mesmos expressarão suas representações sobre as temáticas que pretendemos ensinar, problematizando e refletindo sobre suas concepções pessoais acerca da natureza, da ciência e a partir disso se busque novas informações, desafios que contribuirão para a transformação das estruturas explicativas preexistentes. Os símbolos que serão utilizados pelos alunos para representar a natureza estão carregados de um significado que foi construído ao longo da história, mostrando o paralelo existente entre cultura e ciência, onde a propaganda de massa advinda da mídia, dos livros, revistas, filmes, disseminadores dessas representações e concepções da realidade. Refletindo sobre a realidade o aluno o mesmo poderá ser mais ativo na produção de sua própria história, imaginando diferentes realidades e repensando o presente em que está inserido, podendo reinterpretar a história existente ou reconstruir uma história completamente nova ou diferente, mostrando “possibilidades” e não “verdades” absolutas acerca do mundo, um mundo constituído a partir de teorias, fatos, valores, idéias, em constante transformação.
O filme “Balance” mostra bem a relação de equilíbrio e desequilíbrio em um universo coletivo, onde a ação do outro reflete sobre todos os seres, e que atitudes individuais transformam a realidade, tanto positivamente, quanto negativamente

Nenhum comentário: