domingo, 31 de outubro de 2010

Questões etnicos raciais, 9 dimenções

Durante o sexto semestre as Interdisciplinas oferecidas foram de muitas reflexões sobre a escola inclusiva além de outros questionamentos. Na disciplina da Filosofia da Educação tivemos a oportunidade de assistir ao filme o “Clube do Imperador que retratou bem o que é um conflito moral. Quantas vezes nos deparamos com situações como a do professor do filme que fundamentado na justiça e desejo de formar pessoas de caráter, virtudes, princípios. Conquistar algo na vida por mérito, com esforço e merecimento, tem maior valor, sem ferir os princípios morais do outro. Também estudamos textos que nos remeteram a uma reflexão sobre o compromisso com uma educação voltada para a moral e a ética.
Questão étnica raciais, na educação abordou a importância trabalharmos com a construção das identidades raciais nas crianças que estudam na nossa escola, manifestando neles o orgulho de suas, de nossa etnia e não nos sintamos diminuídos.

Relembro aqui a entrevista que realizei com a turma:

AS NOVE DIMENSÔES:

1ª dimensão
A discriminação:
Os alunos entrevistados não se sentem discriminados na escola, pelos colegas ou pelos professores.

2ª dimensão
Os sentimentos:
Os alunos, digo, os meninos entrevistados não têm vergonha de serem negros, mas a menina demonstrou certo acanhamento em relação a o seu cabelo, já que usava muitos adornos como forma de aparentá-lo ser liso.

3ª dimensão
A família
Os alunos entrevistados demonstraram vir de famílias presentes, sem preconceitos que incentivam seus filhos a estudar.

4ª dimensão
As relações interpessoais:
Estes alunos relacionam-se bem com seus colegas e professores e gostam muito de vir para a escola.

5ª dimensão
O processo de aprender:
Segunda a professora destes alunos ainda não houve repetência entre os mesmos. Seus graus de compressão são normais da fase de idade.

6ª dimensão
Percepção de si:
Os alunos consideram-se espertos, inteligentes e têm boa auto-estima.

7ª dimensão – Projetos de vida:
Conforme publicado no trabalho anterior, seus projetos de vida são: ser jogadores de futebol, ela deseja ser professora, mas, seus pais desejam que ela estude Direito.

8ª dimensão
Mecanismos de defesa:
Responderam que, - ali não existe, não descartaram não poder haver posteriormente, mas que o ignorariam caso ocorra.

9ª dimensão
Consciência negra:
Declararam sentir-se bem como negros, dentro da normalidade. São alunos com boa freqüência escolar e sem casos de repetência.

E de fundamental importância que a escola assuma o compromisso de intervir pedagogicamente, buscando caminhos para uma educação que respeite e valorize as várias etnias. É preciso trabalhar desde cedo os conceitos de discriminação e preconceito, para diminuir a desigualdade racial e social existentes no país.

Referencias:
Texto elaborado para o PEAD, baseado em: PARÉ, Marilene Leal. Auto Imagem e Auto-Estima na Criança Negra: um Olhar sobre o seu Desempenho Escolar. Dissertação de Mestrado, PUC, Porto Alegre, 2000.

Nenhum comentário: