quarta-feira, 24 de novembro de 2010

7º semestre

A interdisciplinar de LIBRAS marcou o sétimo semestre com ela aprendi que os surdos pertencem a uma comunidade a um grupo cultural específico, em que a comunicação acontece através do visual e por sinais. Refletir sobre as pessoas surdas e a maneira de interagir com elas, a cultura surda e a comunidade surda é importante e necessário, primeiro para desmistificar a idéia que todo surdo é mudo, segundo porque a comunicação entre elas é igual como a fala entre ouvintes. A linguagem que os surdos utilizam para se comunicar possui gramática específica e própria e essa língua não é universal, pois, cada país possui a sua língua de sinais, conforme sua cultura. No Brasil utilizamos LIBRAS - Linguagem Brasileira de Sinais.
As propostas de ensino de nossas escolas devem adequar-se para a realidade dos alunos surdos. Desta forma é preciso um modelo educacional que considere a cultura, a língua e a identidade do sujeito surdo.

Também no sétimo semestre entendi quanto o planejamento é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho do professor, através dele posso globalizar diferentes disciplinas, trabalhar de maneira que o aluno não se sinta sobrecarregado, mas que tenha interesse no que está vindo e que apresente novos enfoques.

Nenhum comentário: